Após receber medalha Câmara Cascudo, atriz Tânia Maria se encontra com a governadora Fátima Bezerra

Após receber medalha Câmara Cascudo, atriz Tânia Maria se encontra com a governadora Fátima Bezerra - Foto: Carmem Felix/Assecom

Atriz de O Agente Secreto recebeu a Medalha do Mérito Cultural Câmara Cascudo na Assembleia Legislativa

A governadora Fátima Bezerra recebeu, nesta quarta-feira (10), em seu gabinete, a atriz e artesã Tânia Maria, que se destacou no filme de Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto. A atriz de 78 anos acabara de receber a Medalha do Mérito Cultural Câmara Cascudo, na Assembleia Legislativa, e dirigiu-se ao encontro da governadora.

Tânia Maria, que nasceu no distrito de Cobra, em Parelhas, região do Seridó do Rio Grande do Norte, tornou-se uma revelação do cinema brasileiro e internacional interpretando o papel de Dona Sebastiana, criado especialmente para ela. Autêntica e espontânea, Tânia começou a atuar aos 72 anos, descoberta por Kleber Mendonça Filho durante as filmagens de “Bacurau”, gravado em grande parte no povoado de Barra, também em Parelhas, além da zona rural de Acari, inclusive no Açude Gargalheiras.

Antes disso, a atriz potiguar trabalhou como artesã, costureira e no setor de saúde da comunidade seridoense. Com personalidade carismática, Tânia ficou conhecida pela capacidade de imprimir sua essência nas personagens, trazendo traços de sua vida com forte presença em cena.

Em um encontro emocionado e com uma conversa descontraída, a governadora presenteou a seridoense com livros e bordados, e comentou: “O papel que Tânia exerce na trama é um negócio tão incrível, que parece que ela vai para a tela sendo ela mesma. É um negócio muito bonito isso”. “O Kleber escreveu a minha vida. Eu estou vivendo aquela vida”, respondeu a atriz.

Após receber medalha Câmara Cascudo, atriz Tânia Maria se encontra com a governadora Fátima Bezerra – Foto: Carmem Felix/Assecom

A neta da atriz, que estava presente ao encontro, revelou que a avó viajará nos próximos dias para a gravação de um novo filme. “Já tem convite para nove filmes”, diz.

Tânia foi presenteada com os livros Dona Militana: Tradução Estética de Narrativas da Romanceira Potiguar, de Angela Almeida; Antologia da Literatura do Rio Grande do Norte, organizado por Constância Duarte e Diva Cunha; e O Sindicato do Garrancho, de Brasília Ferreira; além de bordados da Comunidade do Reduto, tradicional comunidade de pescadores de São Miguel do Gostoso (RN), que encantaram Tânia Maria.

A governadora também comentou sobre o resgate do Cine Panorama, nas Rocas, uma retomada do cinema tradicional em Natal, a exemplo do Cine Rio Grande (na Av. Deodoro), Cine Rex (na Av. Rio Branco), Cine Nordeste (na Cidade Alta), Cine Polytheama (na Ribeira) e o Cine Paroquial/Olde (no Alecrim). O cinema será entregue à população: “uma sala de cinema pública de rua e acessível, com 350 lugares; tudo está sendo reformado”, explica Maryland Brito, secretária estadual da Cultura.

“Lembro da época do Cinema Nordeste, o dinheirinho era pouco demais e eu [economizava] na passagem para poder pagar a entrada. Então, eu andava a pé da altura do Hospital Giselda Trigueiro até perto da Escola Padre Miguelinho, no Alecrim, e voltava. Era para economizar o dinheirinho da passagem para, de repente, pelo menos uma vez por mês, assistir a um filme no Cinema Nordeste. Pensa, era a maior alegria do mundo”, recorda a governadora, ressaltando a importância de ter um cinema acessível a toda a população.

Estiveram presentes ao encontro a filha, a neta e o bisneto de Tânia Maria, bem como os gestores da Cultura Maryland Brito (SECULT), Gilson Matias e Dácio Galvão (FJA); Luís Renato (Assessor Especial); Luciano Santos (SEAF); Ivanilson Maia (GAC); Adriano Gadelha (SEGRI); Magnólia Fonseca (CODACI); e Armelí Brennand (SEAP).

Fonte: Portal do Governo do RN

Compartilhe o artigo:
Sobre Gov Notícias 1293 Artigos
Redação do Site Gov Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*