Governo Cidadão viabilizou R$ 12 milhões no combate ao vírus

Foto: ASSECOM/GOVERNO CIDADÃO

Tendo como prioridade poupar as vidas do povo do Rio Grande do Norte, a gestão da governadora Fátima Bezerra vem se empenhando no combate ao novo coronavírus e aos impactos trazidos à população norte-rio-grandense. Já no final de fevereiro de 2020, antes mesmo da chegada do vírus, o Governo do RN, entre outras ações, manteve o diálogo com os demais Poderes e com a iniciativa privada; articulou com os demais governadores do Nordeste, por meio do Fórum de Governadores; criou um Comitê Científico da SESAP; contratou pessoal e pagou extra para os profissionais de saúde da linha de frente; e adquiriu insumos e equipamentos.

“Desde o primeiro dia em que nos reunimos, para discutir as ações de combate a essa pandemia, nossa prioridade é a de poupar vidas, tanto na prevenção como no tratamento daqueles infectados que adquiriram a forma mais grave da doença. Lamentamos profundamente aqueles que não sobreviveram. Cada vida importa. Nossa maior esperança no momento é que haja mais agilidade na aquisição de vacinas por parte do Governo Federal. Mas, foi um período também em que enfrentamos as dificuldades com um trabalho constante em que prevalece o diálogo, a transparência das ações, a união de forças e, sobretudo, muito comprometimento com o que fazemos”, disse a governadora Fátima Bezerra. Ela lembrou também que embora a pandemia tenha modificado os rumos e a vida de todo o mundo, o Estado não ficou parado. Muito pelo contrário, foram desenvolvidas ações nas mais diversas áreas de atuação do Governo do Estado no âmbito do desenvolvimento econômico, da agricultura, da segurança hídrica, da assistência Social, e dos diversos serviços oferecidos ao público.

GOVERNO CIDADÃO

Para somar esforços ao Governo do RN, o Projeto Governo Cidadão já investiu cerca de R$ 12 milhões em ações de combate à doença. Os recursos foram viabilizados pelo acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial e com autorização especial da instituição financeira para que a aplicação fosse destinada ao combate da pandemia.

A partir de parceria com a secretaria de Saúde (Sesap), as iniciativas vão desde a aquisição de equipamentos e mobiliários hospitalares, com o objetivo de consolidar as ações na área, fortalecendo a rede hospitalar estadual, com foco na melhoria da recepção e do tratamento da população infectada, passando pela compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais e por reformas de unidades de Saúde para instalação de aparelhos como Raio-x e tomógrafos, essenciais ao diagnóstico e tratamento eficaz da Covid-19 e de outras doenças respiratórias.

Com as secretarias do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) houve, ainda, a aquisição de 13 mil unidades de máscaras de tecido doadas à população, além da aquisição de cinco mil cestas básicas com produtos da agricultura familiar doadas a comunidades quilombolas afetadas pela pandemia.

Obras mantidas com segurança

Para que as obras de construção e reforma viabilizadas pelo Governo Cidadão fossem mantidas, conservando empregos e o desenvolvimento estadual, as empresas de engenharia responsáveis firmaram um Termo de Compromisso com a Secretaria Estadual de Planejamento.

A partir deste documento, implementaram protocolos de biossegurança rígidos em seus canteiros de obras para a manutenção da integridade da saúde dos colaboradores e de terceiros. As medidas vão durar até o fim da situação de calamidade pública decretada pela governadora Fátima Bezerra (Decreto n°29.534) em 19 de março de 2020.

O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, também coordenador do Pacto pela Vida, ação do Governo que articula prefeituras no combate ao vírus, vem tendo o cuidado de reposicionar toda a sua equipe diante do aumento ou arrefecimento da pandemia. As iniciativas passam pela reorganização do funcionamento dos setores por meio do teletrabalho e de rodízios, promovendo a segurança de todos os colaboradores e mantendo o trabalho sem qualquer prejuízo à execução do acordo de empréstimo.

“Desde o primeiro sinal de que a Covid-19 havia chegado ao RN estamos empenhados e trabalhando em integração. Tem sido um ano de exaustão para todos, mas o Governo está firme cumprindo a sua parte para enfrentar a pandemia. Nesse cenário, o Governo Cidadão não tem medido esforços para colaborar com o combate ao novo vírus”, assinalou Mineiro.

Ainda para contribuir com informação e a conscientização dos envolvidos no Projeto e da população em geral, o Governo Cidadão tem produzido conteúdo para divulgar os cuidados necessários. Estão sendo produzidos vídeos, banners e cards para as plataformas digitais, além de cartilhas educativas e matérias que destacam a importância do isolamento social e de outras precauções recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Fonte: Portal do Governo do RN

Compartilhe o artigo:
Sobre Gov Notícias 194 Artigos
Redação do Site Gov Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*