Governadora participa do lançamento do grupo Movimento Mulheres

Foto: ASSECOM/RN

A governadora Fátima Bezerra participou, nesta quinta-feira (22), da cerimônia virtual de lançamento e posse do grupo Movimento Mulheres, cujo lema é “Pelas mulheres, para as mulheres, com as mulheres: nos movimentamos”. O grupo é presidido pela professora e jurista, Isabella Lauar, e pela arquiteta e urbanista, Karenina Hentz da Cunha Lima, ambas potiguares, e composto por variadas expressões femininas do estado e que atuam em prol da luta pela justiça social, sonoridade, dignidade e equidade.

“Quero agradecer pelo convite. Fiquei muito honrada. É muito saudável ver as mulheres, cada vez mais, se organizando”, afirmou Fátima Bezerra.

A governadora também destacou que apesar de todos os avanços obtidos pelas mulheres, durante as últimas décadas, ainda há muito a ser conquistado. “Temos muita luta pela frente. Demos, sim, muitos passos importantes, mas ainda temos uma longa caminhada. Infelizmente, muitos direitos civilizatórios ainda nos são negados”, afirmou.

Segundo Karenina Hentz, o Movimenta Mulheres atuará através de diversas coordenações com ações específicas em prol de outras mulheres. Entre essas, estão: estudos interseccionais e feministas, combate às violências de gênero e encaminhamentos jurídicos, desenvolvimento e propositura de políticas públicas, entre outras.

Entre as pautas prioritárias do Governo do RN, o enfrentamento da violência contra a mulher tem merecido destaque. A secretária de estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), Júlia Arruda, também participou da solenidade e pontuou ações da pasta nessa área.

Segundo revelou, o Rio Grande do Norte contará com mais três delegacias especializadas no combate à violência contra a mulher. E também destacou: “a delegacia da Zona Norte agora tem plantões 24h e aos fins de semana. Essa ação vem para, além da pandemia, atender aos municípios que não tem este atendimento especializado”.

Durante a solenidade, a chefe do executivo estadual falou também porque as mulheres sendo maioria, ainda ocupam poucos espaços nas instâncias de poder. “Acredito que tem a ver com o machismo, essa carga cultural conservadora e ultrapassada que dificulta nossa participação na política. Mas não estamos baixando a cabeça”, advertiu.

Ao final da solenidade, Isabela Lauar agradeceu a participação no evento e a forte atuação da governadora em prol das mulheres. “Obrigada por toda a representatividade. Sua atuação faz com que a gente queira se movimentar. Estamos juntas pelas mulheres”, afirmou. “É um prazer, uma alegria imensa ouvir suas palavras governadora”, completou Karenina Henz.

Fonte: Portal do Governo do RN

Compartilhe o artigo:
Sobre Gov Notícias 902 Artigos
Redação do Site Gov Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*