Com site do Ministério da Saúde fora do ar, potiguares podem conseguir certificado de vacinação no RN Mais Vacinas

Imagem: Agência Saiba Mais

Na madrugada desta sexta-feira (10), hackers invadiram o site do Ministério da Saúde e o aplicativo do ConecteSUS. Com isso, dados sobre vacinação não estão disponíveis. Esse problema afeta diretamente a emissão do comprovante de vacinação contra Covid-19, que está sendo exigido em vários estados e municípios por causa do passaporte vacinal.

Mas alguns estados, como o Rio Grande do Norte, possui uma alternativa local para o problema. Quem recebeu a vacina no Estado, pode recorrer ao sistema RN Mais Vacina.

A ferramenta foi desenvolvida durante a pandemia pelo Laboratório de Inovação em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN) e usado pelo governo e municípios potiguares na administração e aplicação das doses dos imunizantes.

Saiba como acessar o comprovativo:

1 – Acesse o site https://maisvacina.saude.rn.gov.br/cidadao/
2 – Clique em ‘campanha da Covid-19’
3 – Clique em ‘cidadão’
4 – Preencher o CPF e a senha cadastrada (no momento da vacinação)
Obs.: Se esqueceu a senha, clique em “esqueci a senha” e receber um link para redefinição no seu e-mail.
5 – No seu perfil, clique em ‘certificado de vacinação’ e escolher o idioma (Português, Inglês ou Espanhol).

Ataque Hacker

Após o ataque, quem tentou acessar o site, encontrou um recado afirmando que os dados do sistema haviam sido copiados e excluídos e estavam nas mãos do grupo invasor. “Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem. Minutos depois, o recado desapareceu, mas o site continuou fora do ar. A plataforma Conecte SUS, que fornece o certificado nacional de vacinação, também saiu do ar.

O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque hacker e deixou nota: “Nos contate caso queiram o retorno dos dados”. Às 7h15 desta sexta, o site do Ministério da Saúde já havia sido restabelecido, mas às 9h45 o site voltou a apresentar instabilidade. Enquanto isso, o portal do ConecteSUS permaneceu fora do ar. O aplicativo do ConecteSUS não foi afetado — a plataforma é responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

O Ministério da Saúde disse em nota que o ataque “comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento”.

A pasta disse ainda que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados e que o Departamento de Informática do SUS (Datasus) procura reestabelecer as plataformas.

Fonte: Agência Saiba Mais

Compartilhe o artigo:
Sobre Gov Notícias 918 Artigos
Redação do Site Gov Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*