12ª DIREC dá início a projeto de superação de analfabetismo; RN tem mais 370 mil analfabetos

Foto: TCM Notícia

Lançado oficialmente nesta terça-feira (12) pela 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), o Projeto Ser Tão de Mim: A Arte de Ler o Mundo faz parte da política de superação de analfabetismo de jovens e adultos do Rio Grande do Norte.

O projeto tem o intuito de debater questões sobre o analfabetismo: como se apresenta histórica e socialmente, suas causas e efeitos na realidade da população local, os desafios que esse problema geral representa localmente, e principalmente as ações que serão desenvolvidas pretende transformar a realidade do analfabetismo em nossa região.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2019, o analfabetismo atinge 372 mil potiguares. Desse número, 184 mil pessoas têm idade de 60 anos ou mais – o analfabetismo é até três vezes maior entre os idosos do que entre os jovens. Ainda segundo a pesquisa de 2019, entre os idosos pretos ou pardos, o analfabetismo é de 27,1%.

Na região da 12ª Direc que compreende os municípios de Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Serra do Mel, Tibau e Upanema, são 44 mil jovens e adultos que não sabem ler ou escrever.

Neste primeiro ano, a pretensão é atingir a meta de 80 turmas e 1600 alfabetizandos, envolvendo os 8 municípios da jurisdição de Mossoró. Para Auxiliadora Rodrigues, alfabetizadora que participa do projeto, o aprendizado vai será tanto para quem vai começar a ler e escrever, quanto para quem vai ensinar: “A gente vai somar, a gente não só vai alfabetizar como também vamos beber desse sabor do conhecimento deles, né? Do conhecimento de mundo deles”.

O projeto vai ter um grande desafio pela frente para combater o problema no estado, já que o Brasil está em atraso em relação ao cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a erradicação do analfabetismo até 2024.

Fonte: TCM Notícia

Compartilhe o artigo:
Sobre Gov Notícias 914 Artigos
Redação do Site Gov Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*