RN Inclusivo: Escola de Governo abre inscrição para curso de Gestão Escolar

Imagem: https://www.educamundo.com.br/

A Escola de Governo do Rio Grande do Norte (EGRN) abriu inscrições para o curso Gestão Escolar (Módulo I), que será realizado de 27 de outubro a 17 de novembro, em formato virtual. A capacitação é uma das demandas do Plano RN Inclusivo, bem como propõe fortalecer a gestão escolar com aporte técnico e formativo nas dimensões pedagógica, administrativa e financeira. Inscrição em https://forms.gle/wH4nCnagjich83GQ7

O curso tem 20h de carga horária e será realizado nas terças e quintas-feiras, das 17h às 19h. O público-alvo são servidores públicos estaduais e municipais, sobretudo diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das unidades de ensino. O objetivo é capacitá-los quanto à estrutura conceitual, base legal e procedimentos operacionais referentes aos processos de gestão participativa da escola.

O responsável por ministrar o curso Gestão Escolar (Módulo I – Gestão Escolar e Participação) é Rafael da Silva Pereira Roseno, especialista em Gestão e Organização Escolar pela UnP e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Atualmente ele é professor formador do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (Ifesp), com experiência em gestão educacional e escolar, conselhos escolares, participação, coordenação pedagógica e organização escolar.

De acordo com Roseno, estarão em pauta no curso o debate e o aprofundamento do princípio constitucional da gestão participativa da educação, especialmente no que concerne à participação efetiva da comunidade escolar nos processos de tomadas de decisões. Também na elaboração do Projeto Político-Pedagógico e na análise das questões relacionadas às funções de acompanhar e fiscalizar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola, bem como de mobilizar a comunidade escolar e local.

“Os gestores escolares terão a oportunidade de refletir sobre os conhecimentos fundamentais para a gestão escolar a partir de planejamento estratégico, a participação da comunidade escolar na definição das ações dos planos de ação e aplicação dos recursos e, ainda, as ações relacionadas ao controle social, visando o efetivo desenvolvimento da gestão democrática”, ressalta.

Os servidores que atuam ou residem nos municípios que já aderiram ao RN Inclusivo podem participar. Até agora, as cidades signatárias são: Acari, Água Nova, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Antônio Martins, Areia Branca, Arez, Assú, Baraúna, Bodó, Canguaretama, Carnaubais, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Equador, Florânia, Frutuoso Gomes, Goianinha, Grossos, Guamaré, Itajá, Japi, Jucurutu, Jundiá, Lagoa Nova, Luís Gomes, Macaíba, Macau, Monte das Gameleiras, Olho D’água dos Borges, Paraná, Paraú, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Pedro Velho, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, São Bento do Norte, São Fernando, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São José de Mipibu, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, São Vicente, Senador Georgino Avelino, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Umarizal e Viçosa.

SERVIÇO

Curso de Gestão Escolar (Módulo I – Gestão Escolar e Participação)
Período de inscrição: 14/10 a 24/10
Período do curso: 27/10 a 17/11
Formato: Educação a Distância – 100% virtual (com momentos síncronos e assíncronos)
Horário: 17h às 19h (terças e quintas)
Público prioritário: servidores públicos estaduais e municipais que atuam e/ou residem em algum dos municípios signatários do Plano RN Inclusivo.

Formulário de inscrição: https://forms.gle/wH4nCnagjich83GQ7

Fonte: Portal do Governo do RN

Compartilhe o artigo:
Sobre Gov Notícias 919 Artigos
Redação do Site Gov Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*