Governadora e ministro inauguram primeira etapa da Infovia Potiguar

Realizado em parceria com o governo federal, o projeto foi divido em três grandes etapas - Foto: Carmem Felix

Programa que democratiza acesso da população à internet banda larga abre novos horizontes para a educação, pesquisa e inovação

A governadora Fátima Bezerra e o ministro Juscelino Filho, das Comunicações, entregaram nesta segunda-feira (08) a 1ª fase de um total de três etapas da Infovia Potiguar, uma iniciativa para democratizar o acesso da população à internet banda larga de qualidade e abrir novos horizontes para a educação, pesquisa e inovação no Rio Grande do Norte.

A rede de infraestrutura óptica de alta qualidade desta etapa tem 406 quilômetros, conectando 248 pontos, entre eles os campi das principais instituições de ensino superior do estado, como a Universidade Federal (UFRN), o Instituto Federal (IFRN), a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

As novas redes metropolitanas foram instaladas nos municípios de Ceará-Mirim, João Câmara, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante, conectando assim Instituições de Ensino Superior federais e estaduais, escolas da rede básica, hospitais de ensino e órgãos públicos dessas localidades ao Ponto de Presença da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – em Natal.

O Geração Conectada está inserido no Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) e abrange, além da implantação de internet na rede estadual de educação, a distribuição de equipamentos como os Chromebooks. O investimento do Governo do RN no projeto é de R$ 77 milhões.

Infovia

Realizado em parceria com o governo federal, o projeto foi divido em três grandes etapas. A segunda, atualmente em andamento, deve beneficiar aproximadamente 11% da população, o que representa 383 mil potiguares. A terceira etapa cobrirá os 34% restantes da população, representando um contingente de 3,3 milhões de pessoas, que é a atual população do Rio Grande do Norte. Na segunda fase serão instaladas as redes metropolitanas de Angicos, Lajes, Macau, Assu/Ipanguaçu, Canguaretama, Currais Novos (concluída), Jucurutu, Nova Cruz, Santa Cruz (concluída), São José do Mipibu e São Paulo do Potengi.

Ministro das Comunicações, o deputado licenciado Juscelino Filho destacou que o eixo da inclusão digital e conectividade não estava inserido no projeto inicial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3), mas foi incluído a pedido do presidente Lula, num investimento previsto de R$ 28 bilhões nos próximos três anos para projetos como o Nordeste Conectado.

“Na pandemia foi possível sentir o quanto a falta de conectividade prejudicou a vida dos estudantes naquele momento em que tivemos de tomar medidas severas [de proteção à vida das pessoas]. Se houvesse esse instrumento, talvez não tivéssemos tido o atraso verificado em algumas localidades do país”, afirmou o ministro.

Juscelino refirmou que o Ministério das Comunicações é parceiro do Rio Grande do Norte em outro importante projeto para o estado: a instalação do hub de serviços dos Correios no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. “É um projeto importante não apenas para o RN, mas para todo o Nordeste”.

“Esta etapa representa mais um avanço no compromisso do governo da professora Fátima Bezerra em conectar todos os equipamentos públicos do Estado até 2026. O projeto Infovia Potiguar visa apoiar as políticas públicas de educação, saúde, segurança e outros serviços oferecidos pelo Estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e proporcionando um ambiente propício para investimentos, inovação e modernização da estrutura pública. Além disso, busca ampliar o acesso a serviços de conexão à internet em banda larga, beneficiando toda a população”, afirma Virgínia Ferreira, secretária de estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão.

Na visita a Natal nesta segunda-feira, o ministro participou de duas outras agendas – a entrega de computadores na Escola Municipal Carlos Bello Moreno, em Neópolis, e da Blitz da Telefonia Móvel em Natal, no bairro Areia Preta.

Participaram da solenidade na Escola de Governo o vice-governador Walter Alves; os deputados federais Natália Bonavides, Benes Leocádio e Fernando Mineiro; o deputado estadual Francisco Medeiros, líder do governo na Assembleia Legislativa; o presidente da Federação dos Municípios, Luciano Santos; os prefeitos Eraldo Paiva (São Gonçalo do Amarante), Júlio César Câmara (Ceará-Mirim), João Moura Neto (Pureza), e Aníbal Pereira (São João do Sabugi).

E mais: o reitor da UFRN, Daniel Diniz; a reitora da UERN, Cicília Maia; a professora Ângela Paiva (PAX); Ivonildo Rego (Metrópole Digital); o professor João Teixeira, representando o reitor do IFRN, José Arnóbio Filho; os secretários de Estado Virgínia Ferreira (Planejamento), Pedro Lopes (SEAD), Francisco Araújo (Segurança), Socorro Batista (Educação), Leidiane Queiroz (adjunta da Saúde), Guilherme Saldanha (Agricultura), Paulo Varela (Semarh), entre outras autoridades.

Fonte: Portal do Governo do RN

Compartilhe o artigo:
Sobre Gov Notícias 919 Artigos
Redação do Site Gov Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*