RN marca presença na maior feira de frutas e vegetais do Brasil

A governadora Fátima Bezerra participou nesta quarta-feira (17) da Fruit Attraction, em São Paulo (SP), uma das feiras mais importantes do setor de frutas e vegetais no mundo - Foto: Fotos: Guia Dantas

Uma das maiores feiras da fruticultura do mundo conta com a presença de expositores potiguares e de representantes do Governo do RN

A governadora Fátima Bezerra participou nesta quarta-feira (17) da Fruit Attraction, em São Paulo (SP), uma das feiras mais importantes do setor de frutas e vegetais no mundo. Reconhecido como um dos principais polos exportadores de frutas do país, o Rio Grande do Norte marca presença no evento com diversas empresas, cooperativas e com a Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca (SAPE).

“A minha alegria é maior pela presença muito expressiva dos investidores e dos produtores potiguares nessa feira internacional. O Rio Grande do Norte desempenha um papel muito importante no contexto da fruticultura para a economia do Brasil”, disse Fátima Bezerra.

Em 2023, o Rio Grande do Norte foi responsável exportar 263 mil toneladas de frutas, principalmente melão, melancia e mamão. Países Baixos (Holanda), Reino Unido, EUA, Espanha e Argentina foram os principais destinos da produção potiguar.

A participação do Rio Grande do Norte na Fruit Attraction é organizada pela Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca (SAPE), com o apoio de várias instituições, incluindo o Sebrae e a Universidade Federal do Semiárido (Ufersa).

“A realidade é que as exportações de frutas do Rio Grande do Norte têm crescido de maneira significativa, por exemplo, o ano passado cresceu 23%. E a presença do Estado numa feira internacional obviamente se reverte em novas áreas plantadas, em mais investimento no nosso Estado, em mais empregos sendo gerados”, detalhou o secretário estadual de Agricultura e Pesca, Guilherme Saldanha.

Na edição deste ano, o estande potiguar traz empresas como a Agrícola Famosa, maior produtora de melão do país, além da Frutas Doce Mel, Angel Agrícola Ltda, Bollo Natural Fruit, Coopercaju, Angel Agrícola Ltda, Aquacoco & Suco Sumo, Total Farms, Viva Agropecuária Ltda, Ugbp, Finobrasa, Natural Citrus, Frutan, Cmr Brasil.

Também participam Distrito De Irrigação Do Baixo Açu (Diba), Comitê Executivo De Fruticultura Do Rio Grande Do Norte (Coex), Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável e a Cooperativa dos Fruticultores da Bacia Potiguar (Coopyfrutas).

“O estande do Rio Grande do Norte realmente está muito bonito, é um destaque. Várias empresas, inclusive pequenos produtores e agricultores familiares, estão presentes dentro do estande, fazendo novos negócios”, comemorou Guilherme Saldanha.

Um dos novos produtos apresentados é a exploração do limão Thaiti pelo Distrito Irrigado do Baixo-Açu (DIBA). A colheita da fruta vai ser de 1,2 mil toneladas. Existe a possibilidade de exportação do produto para o continente europeu ainda em 2024.

Guilherme Coelho, atual presidente da Abrafrutas, comemorou a presença de empresas potiguares na feira internacional. “A Fruit Attraction se constitui num espaço muito especial para fomentar o setor. Afinal de contas, o Rio Grande do Norte tem um papel muito importante. Esperamos contar com o estado nas próximas edições”, reforçou.

Além dos já citados, a visita da governadora Fátima Bezerra aos estandes do Rio do Grande do Norte também foi acompanhada por Guia Dantas, assessora especial de governo, e pelo deputado estadual Neilton Diógenes, representante da Assembleia Legislativa.

Fruit Attraction Brasil

Organizada pela IFEMA Madrid e pela Fiera Milano Brasil, a Fruit Attraction desembarcou no Brasil após quinze edições na Europa. É um dos principais eventos mundiais direcionados à comercialização de frutas e hortaliças. A expectativa dos organizadores é receber público superior a 9 mil visitantes ao longo de três dias de evento.

A edição deste ano contará com 200 marcas expositoras, 80 compradores internacionais em um espaço de 9 mil metros quadrados. Com estimativa de gerar mais de R$ 1 bilhão em negócios no prazo de um ano, o evento, que segue até o dia 18 de abril, conta com uma extensa programação de palestras, comandadas por oradores dos mais variados ramos do setor, além da presença de autoridades.

Fonte: Portal do Governo do RN

Compartilhe o artigo:
Sobre Gov Notícias 977 Artigos
Redação do Site Gov Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*