Mossoró será primeira cidade do país a vacinar contra dengue

Morgana Dantas - Foto: TCM

A Secretária de Saúde de Mossoró/RN, Morgana Dantas, informou na noite de quarta-feira (20) que o município está em fase negociação para se tornar a primeira cidade do Brasil a disponibilizar vacinas contra a dengue.

“Tivemos contato com a empresa Takeda. Ela nos propôs que Mossoró fosse a primeira cidade no país a iniciar a vacinação contra a dengue. Nos próximos dias uma equipe da empresa estará em Mossoró para fazer um estudo da cidade de como se porta o cidadão com relação à vacina da dengue, entre outros pontos”, disse Morgana.

Em abril de 2021, a farmacêutica Takeda enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a solicitação do registro de sua vacina tetravalente (que protege contra os quatro sorotipos) contra à dengue, a TAK-003.

Primeira do país?

Entre os anos de 2016 e 2017, o estado Paraná chegou a disponibilizar uma vacina contra a dengue, o imunizante Dengvaxia da Sanofi Pasteur. A campanha de vacinação foi ofertada para a população em 30 cidades do estado. No entanto, a Dengvaxia só é recomendada para quem já entrou em contato com o vírus da dengue.

“No Nordeste, Mossoró será a primeira e no Brasil, quando se fala em perfil de segurança, também será a primeira a aplicar o imunizante contra a dengue. A vacina comprada pelo Estado do Paraná não tinha alto poder de segurança. Ela foi suspensa justamente por não oferecer segurança no que a vacina deveria ter”, disse a secretária em nota enviada ao Jornalismo TCM.

Ainda de acordo com a Secretária, a pasta está desenvolvendo o projeto para vacinação, que deverá ser apresentado ao Prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Contudo, a previsão para vacinação de fato é para 2023.

Fonte: TCM Notícia

Compartilhe o artigo:
Sobre Gov Notícias 563 Artigos
Redação do Site Gov Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*