IBGE inicia censo com previsão de visitar mais de 1 milhão de casas no RN

Recenseadores iniciam visitas domiciliares - Foto: Agência Brasil

O Censo Demográfico 2022 começa hoje (1º) em todo Brasil. No Rio Grande do Norte, os mais de 2.900 recenseadores têm o desafio de visitar cerca de 1,1 milhão de domicílios, em zonas urbanas e rurais, dos 167 municípios até o fim de outubro.

Tudo isso para fazer o mais amplo e preciso perfil da população brasileira e potiguar.

Depois do Censo, essas informações poderão ajudar, por exemplo, a identificar melhor as casas em áreas de risco de deslizamento de terra e inundações. Além disso, esses dados poderão ser usados por empresas prestadoras de serviços públicos, como de água, esgoto e energia para aperfeiçoar suas redes de atendimento.

O georreferenciamento dos endereços com coordenadas geográficas vai facilitar também a solução de disputas territoriais entre municípios.

Pela primeira vez, a pesquisa terá perguntas sobre autismo e população
quilombola – neste caso, a pergunta ocorre em casas de comunidades com essa característica.

Como saber quem é recenseador (a)?

O recenseador deverá estar vestido de colete azul marinho com logomarca do IBGE nas costas; telefone (0800 721 8181) e o portal do IBGE no peito; crachá com nome, documento de identidade, número da matrícula no IBGE e QR code; nas mãos, o dispositivo de coleta com capa azul semelhante a um celular; e boné do Censo.

Fonte: Saulo Vale

Compartilhe o artigo:
Sobre Gov Notícias 914 Artigos
Redação do Site Gov Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*