Em apenas seis dias de campanha eleitoral para as eleições de 2024, a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte já recebeu 128 denúncias de propaganda irregular. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através do aplicativo Pardal, que permite aos cidadãos reportarem irregularidades tanto na propaganda online quanto na tradicional.
Lançado na última sexta-feira (16) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), o Pardal já contabiliza números expressivos, colocando o Rio Grande do Norte como o quarto estado do Nordeste com maior número de denúncias, atrás apenas de Pernambuco, Bahia e Ceará.
Entre as cidades potiguares, Natal lidera com 15 denúncias, seguida por Currais Novos (14), Apodi e Macau (ambas com 12). Mossoró e Parnamirim, segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do estado, respectivamente, registraram 11 denúncias cada.
Confira a lista completa das cidades com maior número de denúncias:
Natal – 15
Currais Novos – 14
Apodi – 12
Macau – 12
Mossoró – 11
Parnamirim – 11
São Bento do Norte – 10
Serra Negra do Norte – 7
São Miguel – 6
Severiano Melo – 5
Campo Redondo – 4
Itaú – 4
José da Penha – 4
São Gonçalo do Amarante – 3
Jardim do Seridó – 2
João Câmara – 2
Areia Branca – 1
Assú – 1
Boa Saúde – 1
Lajes – 1
Patu – 1
Upanema – 1
O Pardal
O Pardal é uma ferramenta desenvolvida para que o eleitor possa noticiar diretamente à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral possíveis casos de propaganda irregular. Para realizar a denúncia, é necessário que o usuário se identifique por meio do e-título ou do sistema gov.br, informando também o candidato responsável pela irregularidade.
Além das irregularidades em propaganda eleitoral, o aplicativo Pardal também direciona os usuários para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) e para o Ministério Público Eleitoral, em casos de desinformação ou outros crimes eleitorais. Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo número 1491, através do serviço SOS Voto.
As denúncias registradas no aplicativo Pardal são atualizadas em tempo real e podem ser acompanhadas no site oficial Pardal Web. O aplicativo está disponível gratuitamente para download nas lojas Google Play e App Store.
Fonte: O Poti
Faça um comentário