Psicóloga dá dicas para a adaptação escolar das crianças

Imagem: Pixabay

Os tempos mudaram drasticamente com a pandemia. A volta às aulas, que já era um momento de grande adaptação, precisa ainda mais de atenção. Para os que começam a frequentar a escola pela primeira vez em 2022, a psicóloga do Hapvida, Drª Adriana Melo, dá algumas dicas essenciais. Veja:

  1. Faça a mudança parecer gradual – Antes da mudança em si, já comece a conversar com seu filho sobre a nova escola. Façam juntos o futuro caminho até ela. Se a nova escola for em uma nova cidade, aprendam juntos sobre ela.
  2. Atenção à rotina! – A rotina é uma das percepções mais importantes dos pequenos. Para crianças mais novas, é importante que ela seja o menos afetada possível.
  3. Transforme a “hora de dar tchau” – O momento crucial durante a adaptação a uma nova escola é a despedida em si. Mostrar confiança na nova escola, em seus educadores e na decisão de mudança é algo que a criança percebe. Deixe bem claro que essa situação não é deixar algo para trás, mas a oportunidade de encontrar coisas pela frente: novos amigos, novas brincadeiras, novas aventuras.

Além disso, a psicóloga ressalta que é importante a adaptação dos pais. “É normal aquela insegurança nos primeiros dias da escolinha. O choro na entrada da nova escola pode acontecer e, com isso, a ansiedade ao longo do dia para saber se está tudo bem. Pensar em pequenas distrações pode ajudar bastante. Sempre que bater a ansiedade, que tal ouvir aquela música favorita? Ou até sair pra tomar um ar”, recomenda.

A médica afirma que é fundamental conhecer e se envolver com a comunidade de pais e professores da nova escola. “Conheça o ambiente, os responsáveis pelas crianças dentro da escola e fora dela”.

Compartilhe o artigo:
Sobre Gov Notícias 489 Artigos
Redação do Site Gov Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*