TRE-RN inicia organização das urnas eletrônicas nos municípios do RN

Foto: TCM

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) iniciou na segunda-feira (19), a Preparação de Urnas das zonas eleitorais de todo o Estado. A carga das urnas ocorre nas sedes das Zonas Eleitorais, em local e horário previamente designados pelo(a) juiz(a) eleitoral.

“Estamos dando execução a uma importante etapa da preparação das eleições, que é justamente a carga das urnas. Ao longo de toda semana as urnas receberão as informações oficiais relativas às eleições gerais do corrente ano,” explicou Luís Sérgio, Chefe de Cartório da 33ª Zona Eleitoral.

De acordo com o TER, a carga das urnas consiste na inserção de informação nas máquinas. São incluídos o sistema da urna, as informações de candidatos(as) e os dados de eleitores(as) de cada seção eleitoral. Esses dados já foram homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes de serem liberados para as mídias.

O processo de inserir as informações pode ser acompanhado por qualquer cidadão interessado em fiscalizar e acompanhar o trabalho.

“É feito a portas abertas e isso foi divulgado por edital, a data e a hora. Podem comparecer Ministério Público Eleitoral, a OAB, partidos, coligações, candidatos, eleitores interessados, imprensa,” explicou Luís Sérgio.

Em todo estado são 8.139 urnas eletrônicas em preparação. Só em Mossoró/RN, segunda maior cidade do RN, são mais de 500 urnas. Entre elas, existem as urnas para votação (7.674) e as de contingência (465). As urnas de contingência servem para substituir qualquer urna de votação que venha a apresentar uma falha no dia da eleição.

Fonte: TCM Notícia

Compartilhe o artigo:
Sobre Gov Notícias 984 Artigos
Redação do Site Gov Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*