Prefeitura de Governador investe R$ 570 mil em recursos próprios e entrega duas novas ambulâncias semi-UTI à população

duas novas ambulâncias semi-UTI entregues à população - Foto: Assecom PMGDR

A Prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado realizou, na tarde desta segunda-feira (09), a entrega de duas novas ambulâncias semi-UTI para a estrutura de saúde pública do município.

A solenidade ocorreu no Palácio Dix-Sept Rosado e contou com a participação do prefeito Dr. Artur Vale; da vice-prefeita Débora Trigueiro; da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Lorenna Evangelista; dos secretários municipais Dr. Adail Vale (Saúde), Isabela Rodrigues (Educação), Elvis Andrade (Gabinete), Marcos Medeiros (Planejamento), Wallace Tavares (Agricultura e Desenvolvimento Rural), Kaká Silveira (Administração), Francileide Costa (Finanças), Klícia Tavares (Cultura, Turismo, Desporto e Juventude) e Aristófanes Cardoso (Meio Ambiente); e dos vereadores Adonias Melo (Presidente da Câmara), Luara Fagundes, Carlinhos do Horizonte e Maristela Cardoso.

A gestão municipal investiu R$ 570 mil em recursos próprios para ampliar e melhorar o serviço de transporte de pacientes dentro e fora do município.

O investimento foi motivo de elogios unânimes entre os vereadores presentes na cerimônia. “Como profissional de saúde e defensora do SUS, fico muito mais feliz quando a conquista é na área da conquista. Parabenizar o prefeito por sua vontade de querer fazer mais pelo município e pela capacidade de fazer o município avançar em todas as áreas”, declarou Maristela Cardoso.

“O Momento é de agradecimento pela conquista das duas ambulâncias, um sonho de toda a população de Governador”, destacou Carlinhos do Horizonte.

“Este investimento mostra o zelo que a gestão tem com os recursos públicos. O dinheiro do povo agora está sendo bem cuidado”, pontuou Luara Fagundes.

“É um momento de alegria, iniciar a semana com benefício na saúde. Doutor Artur está de parabéns por todos os investimentos em saúde”, reforçou Adonias Melo.

Emocionado, o secretário municipal de Saúde, Dr. Adail Vale, falou que “é muito gratificante participar de um ato como esse, onde o prefeito tem feito de tudo que é possível pela saúde e pela cidade”.

Dr. Adail relatou que alguns imprevistos atrasaram a entrega das ambulâncias. “Mas já chegaram e já estão pagas, a prefeitura não deve nada. O Prefeito honra compromissos e a sua palavra”, exaltou.

Dr. Artur Vale salientou que a entrega das duas ambulâncias faz parte de uma série de investimentos na saúde implementados desde o início da gestão. De antemão, o Chefe do Poder Executivo já anunciou a compra de mais uma ambulância e a recuperação de outra. “Estamos dobrando o número de ambulâncias no nosso município, saindo de duas para quatro, e vamos continuar ampliando a frota. Estamos adquirindo nova ambulância semi-UTI, com processo de licitação encaminhado, e vamos recuperar outra ambulância para atender à população da zona rural. Dessa forma, passaremos a contar com seis ambulâncias”, assegurou.

Apresentando dados, o prefeito disse ainda que a prioridade que tem sido dada à saúde se comprova pelos números dos investimentos realizados. “No exercício de 2022 aplicamos quase 30% do nosso orçamento em saúde, quase o dobro dos 15% exigidos por lei. Agora em 2023, entre janeiro e agosto, já aplicamos 22,32% do orçamento, também bem acima dos 15% previstos em lei”, revelou.

Dr. Artur Vale assegurou também que os investimentos continuarão acontecendo na saúde e em todas as áreas dos serviços públicos prestados à população. “Os investimentos continuarão sendo feitos por nossa gestão, na cidade e na zona rural. A nossa determinação, desde sempre, é transformar para melhor a vida das pessoas, e isso não abriremos mão um segundo sequer”, concluiu.

Confira abaixo o discurso de Dr. Artur Vale na íntegra:

Boa tarde a todos e todas, amigos e amigas de Governador Dix-sept Rosado.

Quando assumi a Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado decidi que a saúde das pessoas mereceria da nossa gestão, como de fato merece, toda a valorização que a Saúde Pública precisa ter.

Sou médico por formação. As unidades de saúde pública são a minha grande escola, por isso, conheço de perto a necessidade urgente de cada cidadão que procura o sistema de saúde pública.

Entendemos que a missão primordial de um gestor público é cuidar das pessoas. É zelar a vida das pessoas. E é o que temos feito desde o primeiro dia de nossa gestão.

A entrega dessas duas ambulâncias, que estamos fazendo agora, faz parte de uma série de investimentos e benefícios à saúde que temos implementado desde o início de nossa gestão.

Essas novas unidades SEMI-UTIs, modernas e bem equipadas, serão de grande valia para o atendimento à saúde da população. Investimos quase 600 mil reais.

Estamos dobrando o número de ambulâncias no nosso município, saindo de duas para quatro, e vamos continuar ampliando a frota. Estamos adquirindo nova ambulância SEMI-UTI, com processo de licitação encaminhado, e vamos recuperar outra ambulância para atender à população da zona rural. Dessa forma, passaremos a contar com seis ambulâncias.

Tem mais:

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinamos a ordem de serviço para a construção e ampliação da sala de exames de Raio-X, que vai funcionar no Pronto-Socorro da Unidade Mista de Saúde.

Investiremos nessa importante obra mais de 81 mil reais, sendo 31 mil 467 reais em recursos próprios e 50 mil reais de emenda parlamentar da deputada estadual Isolda Dantas.

Estamos trabalhando para recuperar todas as Unidades Básicas de Saúde do nosso município. As obras estão andamento em quatro UBSs, sendo uma na cidade e três na zona rural.

As obras ainda contemplam o Centro de Especialidades Médico Odontológicas, do antigo Centro de Atendimento de Enfrentamento à Covid-19, e da sede da Secretaria Municipal de Saúde.

O investimento é de mais de 600 mil reais, com recursos próprios.

Meus amigos, minhas amigas.

Quero afirmar aqui que muito já foi feito. Posso citar aqui ações importantes que fortaleceram a nossa rede de atendimento à saúde da população.

A nossa Unidade Mista de Saúde e Pronto-Socorro 24 realiza, em média, mais de 35 mil atendimentos por ano, com uma equipe bem estruturada e competente, formada por médico, enfermeiros e técnico em enfermagem;
Garantimos atendimento médico especializado nas áreas de cardiologia, ginecologia, ortopedia, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia, assistência social entre outros;
Investimos para oferecer diversos exames, atendendo a população com eletrocardiograma, ultrassonografia, ressonância, tomografia, endoscopia, oftalmológicos e pequenas cirurgias. São exames importantes que muitos dos nossos munícipes não podem pagar, mas que a nossa gestão se faz presente para garantir.
A nossa Farmácia Básica atende diariamente centenas de pessoas, com distribuição de medicamentos.
Só no ano de 2022, foram investidos 1 milhão e 800 mil reais na aquisição de medicamentos e material hospitalar;
Fizemos a reforma da Unidade Mista de Saúde, instalamos a farmácia do Pronto-Socorro e recuperamos a Unidade Móvel Odontológica.
Não podemos esquecer que enfrentamos a maior crise sanitária dos últimos 100 anos, imposta pela pandemia da Covid-19. Com coragem e determinação, fizemos tudo que estava ao nosso alcance e fomos além na luta para salvar vidas.

Governador Dix-sept Rosado foi referência em nossa região, a partir dos investimentos que fizemos no hospital de campanha. Salvamos vidas.

Quando afirmamos que a SAÚDE é prioridade é porque tratamos dessa forma. Os investimentos são provas incontestes. Nunca uma gestão em Governador Dix-sept Rosado investiu tanto em saúde.

Para se ter ideia, no exercício de 2022, aplicamos quase 30% do nosso orçamento em saúde, quase o dobro dos 15% exigidos por lei.

Agora em 2023, entre janeiro e agosto, já aplicamos 1 milhão, 988 mil, 930 reais e 37 centavos com a saúde, o que representa 22,32% do orçamento, bem acima dos 15% da lei.

Meus amigos, minhas amigas.

A prioridade em saúde, que reafirmamos aqui, com a entrega de mais benefícios, não nos afastou de outras áreas também vitais para a vida das pessoas. A nossa gestão está investindo em todas elas, com obras e ações importantes em infraestrutura, educação, cultura e social.

Mas, sem dúvida, temos uma grande satisfação de destacar o investimento de quase 3 milhões e meio de reais em pavimentação, que contemplou 60 mil metros quadrados de ruas e avenidas. Essa é uma obra que muito nos orgulha e que, com certeza, orgulha a todos os dix-septienses que sempre sonharam com a sua cidade bem estruturada e boa de se viver.

Os investimentos continuarão sendo feitos por nossa gestão, na cidade e na zona rural. A nossa determinação, desde sempre, é transformar para melhor a vida das pessoas, e isso não abriremos mão um segundo sequer.

Mas, voltando para a área da SAÚDE, temos uma boa notícia: a Caixa Econômica Federal deve autorizar, dentro dos próximos 30 dias, a liberação de recursos para a obra do Hospital Municipal de Governador Dix-sept Rosado.

A Caixa está analisando o orçamento do projeto, que nós apresentados recentemente, e tão logo seja aprovado, a instituição financeira disponibilizará os recursos. Em seguida, lançaremos a licitação da obra.

A retomada da obra do nosso Hospital Municipal é prioridade desde o início da nossa administração. Lutamos desde o primeiro momento. Batemos em todas as portas, conquistamos parceiros, viabilizamos os investimentos e agora estamos muito próximos de retomar essa importante obra.

Vale lembrar que o projeto foi iniciado na gestão de Dr. Anax Vale, que é médico como eu, e sabe da necessidade do nosso povo. Mas, o hospital foi esquecido pela gestão que nos antecedeu, que deixou voltar aos cofres da União recursos da ordem de 2 milhões de reais. Não fosse essa falta de compromisso com a saúde da população, já poderíamos ter essa obra pronta.

Agora, posso assegurar, a construção do hospital será retomada e concluída. O investimento total será de cerca de 5 milhões de reais, com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado Beto Rosado e com recursos do próprio município.

O Hospital Municipal de Governador Dix-sept Rosado terá 35 leitos de internamento, com centro cirúrgico, sala de raio-X, exames laboratoriais e salas para outros atendimentos. A estrutura será capaz de realizar 120 atendimentos por dia, com funcionamento 24 horas.

Quando estiver concluído, equipado e em funcionamento, o que deverá ocorrer em dois anos, o hospital dará um salto de qualidade à saúde dos dix-septienses.

Será, sem dúvida, uma obra para a história da saúde pública de Governador Dix-sept Rosado.

A nossa Carta Magna afirma que a saúde é direito de todos e dever do estado. Como prefeito e médico, afirmo que mais que cumprir a lei, a nossa missão é cuidar da saúde e do bem-estar da população do nosso município.

Muito obrigado!

Fonte: Portal da PMGDR

Compartilhe o artigo:
Sobre Gov Notícias 939 Artigos
Redação do Site Gov Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*